segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Samba Carioca de Wilson Baptista

Tremendo sucesso a peça O Samba Carioca de Wilson Baptista no Teatro Café Pequeno no Leme, Rio de Janeiro. A temporada se encerra no próximo fim de semana e há uma acirrada disputa para aquisição de ingressos, com longas filas de espera.

A Peça:

Acompanhados por cinco músicos - violão de sete cordas, sopros, cavaquinho e dois sets de percussão - os atores-cantores Claudia Ventura e Rodrigo Alzuguir interpretam a vida e a obra de Wilson Baptista. O sambista viveu entre 1913 e 1968.

Narrando, cantando e encenando pequenas situações, o espetáculo apresenta o clima leve e descontraído dos cabarés de antigamente para homenagear Wilson. O repertório, com mais de 60 músicas, tomou como base um levantamento realizado por Rodrigo Alzuguir que por mais de sete anos entrevistou grandes nomes do samba brasileiro.

Nomes como Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Geraldo Vandré, Dercy Gonçalves, Caetano Veloso, Sérgio Cabral, Ruy Castro, Emilinha Borba, além de amigos e familiares de Wilson ajudaram Rodrigo, que também apostou na garimpagem de informações em acervos públicos e particulares.

Wilson Baptista é o “maior sambista brasileiro”, segundo Paulinho da Viola.

Os atores se revezam nos diversos personagens que povoaram a vida do compositor e das diversas canções compostas por ele.

Ficha Técnica:

Texto: Rodrigo Alzuguir, Cláudia Ventura

Direção: Sidnei Cruz

Direção musical: Roberto Gnatalli

Elenco: Rodrigo Alzuguir, Cláudia Ventura

Música: Nando Duarte (violão 7 cordas), Naife Simões (percussão), Luís Barcellos (cavaquinho), Georgia Câmara (bateria e percussão), Levi Chaves (flauta e sax)

Se aproximando o centenário (2013) deste ilustre sambista campista, seria uma ótima idéia trazer esta peça para ser encenada aqui em Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário