sexta-feira, 13 de março de 2009

Política no Samba


O samba do Getúlio doido

Nos anos 30 e 40 o país botava a orelha no rádio para ouvir as marchinhas e sambas-canção de Ari Barroso, Lamartine Babo, Noel Rosa e Cartola. Getúlio logo viu que podia usar a música popular a seu favor.
As Escolas de Samba, que eram ajudadas apenas por alguns comerciantes, passaram a ter dinheiro do governo. O interessante foi que, em 1933, o pessoal do Morro do Salgueiro esteve ameaçado de ser despejado. Quem assumiu a liderança da Comunidade foi a Escola de Samba. Procuraram Vargas e ele, esperto, garantiu a continuidade da favela.
Em 1937 Vargas baixou um decreto (que dura até hoje) obrigando o enredo da Escola de Samba a só falar de temas “históricos e patrióticos”. Daí é que vieram esses intermináveis sambas sobre a Princesa Isabel ou sobre as marvilhas do governo getulista. Claramente, o uso de uma manifestação popular para tecer uma imagem favorável ao Estado Novo.
As letras de música eram censuradas pelo DIP. O exemplo mais famoso foi um samba composto por Ataulfo Alves e Wilson Batista, O bonde de São Januário (1941). A letra original exaltava a figura do “malandro” esperto, que vivia na boemia, que não era trouxa de virar operário e entrar “no bonde de São Januário” (bairro industrial) que “leva mais um otário” para trabalhar. O DIP marcou em cima e a letra teve que ser mudada para: “Quem trabalha é que tem razão/eu digo e não tenho medo de errar/ O Bonde de São Januário/leva mais um operário:/sou eu que vou trabalhar. //Antigamente eu não tinha juízo/Mas resolvi garantir meu futuro/Vejam vocês:/Sou feliz, vivo muito bem/ A boemia não dá camisa a ninguém...”

Fonte:
Nova História crítica do Brasil – 500 anos de História malcontada
Mario Schmidt
Editora Nova Geração
1998
* Sugestão da historiadora Vera Vasconcelos.

7 comentários:

  1. O Bonde de são januário hoje, é cheio de boémios cheios de Jesus... Pode acreditar... rsrsrsr


    Os bòmeios no BOnde de São januário vão de cara limpa manifestar o Reino de Deus cheio de alegria, humildade, verdade e integridade.
    Pode acreditar..

    OLHA O BONDE DE SÃO JANUÁRIO AÍ, GENTE!!!CHEIO DE BOÊMIOS CHEIOS DE JESUS. PODE ACREDITAR

    ResponderExcluir
  2. Por favor não deixem a boemia... Jesus está esperando ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Já pensou um bonde cheio de patetas pelo Brasil????

    ResponderExcluir
  3. Bonde cheio de "eiros", os "do Ofício..." Só que tem que quem vai trabalhar é o Senhor, os patetas apenas se alegrarão.

    Ele diz:
    "É meu somente meu... todo trabalho... e seu trabalho é descansar em Mim...
    EItaaaaaaaaaaa
    TÔ nessa, hein Cordeiro de J:) rsrsrsrs


    CARA TALVEZ VCS NÃO ACREDITEM MAS OLHA A PALAVRA AQUI: SALMO.

    ESTA FOI DEMAIS... E PELO QUE CONHEÇO DE jESUS LINDÃO AQUI NESTE SAMBA TEM....
    E VAMO NESSA!!!!! no bNDE DE SÃO JANUÁRIO TEM BOEMIA CHEIA D SALMISTAS... eles adoram dançar e cantar na maior alegria para Jesus Lindão!

    ResponderExcluir
  4. Estou para dizer, amados, que Deus vai fazer de Campos a "Parcela Honesta do Brasil!!!!
    Campos, a Parcela HOnesta do Brasil, cheia de Humildade, Verdade e Integridade.

    Eita! Bonde do São Januário.... Campistas, parcela honesta do Brasil.... Lindo....

    ResponderExcluir
  5. E vamu que vamu que o bonde não pode parar...


    OLha a Palavra: INGET

    JÁ INJETEIIIIIIIIIIIIIIIII KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SANGUE DE jESUS NA VEIA DOS CAMPISTAS KKKKKKKKKKKKK CHEIA DE luzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzVERDADE-INTEGRIDADE-HUMILDADE.A PEDRA JÁ ROLOU.. VIDA PRA TODOS. SAUDE, ALEGRIA PAZ .

    ResponderExcluir
  6. Hum.... será que aquela COISA que o Soprador de Vidro falou que vai agradar a você, vai agradar aos boêmios do Bonde do São Januário?????

    hum....um espírito de morte, tristeza, maldade, vingança, terror, crueldade...
    iiii tô fora. Sou Boêmia .... ALEGRIA DE VERDADE. AMOR. VERDADE. PAZ. BONDADE.

    ResponderExcluir