segunda-feira, 9 de março de 2009

Série Biografia - VI (Lene Moraes)

Lene Moraes

"...NO PALCO SINTO-ME VIVA!", costuma dizer. Aos 14 anos de idade ingressou em grupo de teatro amador, foi quando descobriu sua forte veia artística e ao fazer aulas de canto para aperfeiçoar impostação vocal, descobriu a paixão pela música, desde então jamais parou de cantar.
Iniciou sua carreira aos 17 anos cantado em bares, festas e eventos quando foi convidada pelo Instituto Bellevile, para representar os Jovens do Brasil, no Intercâmbio Cultural França Brasil.
Foi crooner de bandas de bailes como Brasil Show e Saigon Rio, fez backing-vocal de Agepê e Dêma, inúmeras aberturas de shows, entre eles com o amigo Sérgio Sampaio, Luiz Melodia, Tunai e João Bosco.
Em 1999, realizou sua primeira experiência fonográfica com o cd DOCE MISTÉRIO, quando Lene Moraes assumiu a paixão pelo samba, traçando sua carreira solo com belíssimas composições de sambistas e amigos que lhe presentearam com suas obras como Paulinho Rezende, Almir Santana, Salvador Fernandes e Zé Keti.
Cantora carioca, residindo em Campos dos Goytacazes há 4 anos, encantou-se com a história e o grande potencial, a forte veia do samba existentes na cidade. A belíssima obra de Délcio Carvalho, Wilson Batista, Roberto Ribeiro, Aluísio Machado, Jurandir da mangueira e seus mais novos compositores; com também obras lindíssimas que precisam ser descobertas pelo mundo. Então, Lene Moraes gravou essas obras; surgiu o cd "MEU SAMBA MOSTRA A CARA", (segundo cd da carreira) sob a direção musical e arranjos de Renato Arpoador que também lhe entrega algumas de suas composições junto com Fábio Guilherme, Rômulo Gomes, Valtinho Tangará e Adaury júnior. Foi unânime a idéia de fazer samba de raiz, sem recursos eletrônicos; totalmente acústico Fazendo essa junção de idéias e forças Lene Moraes lançou o cd “MEU SAMBA MOSTRA A CARA”, que foi realizado dia 05 de abril DE 2005 no Teatro Municipal Trianon, com a participação da escola de samba Congos de São João da Barra.
O novo cd intitulado: “BRASILEIRA COMUM” (terceiro da carreira) foi lançado em fevereiro no Teatro São João em São João da Barra. O CD conta com a participação de compositores consagrados como Délcio Carvalho (2 sambas), velha guarda, escolas de samba da região e com uma banda impecável.

Um show cuidadosamente preparado, com a intenção de levar até o público a emoção de reviver o enorme frisson causado pelo samba. Emoção essa jamais esquecida.
Sem ser preciso muita pesquisa, nos deparamos com sambas inesquecíveis de ilustres compositores, que nos leva a reviver toda boemia, a saudade das rodas de samba, participar novamente de mesas de bar, onde o que vale por toda a noite é muita poesia, batucada e samba no pé.
No show “MEU SAMBA MOSTRA A CARA” Lene Moraes começa com sambas de Donga, João da Baiana, Wilson Batista, Roberto Ribeiro, Délcio Carvalho, Ary Barroso, Nelson Cavaquinho , Zé keti, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Geraldo Pereira, , Monarco, João Nogueira, Chico Buarque, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, Nei Lopes, Candeia até chegar aos mais novos representantes do samba como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão; fazendo uma junção com os novos compositores.
Um show com o nosso mais internacionalmente reconhecido brasileiro, que é o samba, e que já é sucesso em toda a região norte, noroeste e região dos lagos, em rodas, teatros e escolas de samba.
Lene Moraes levou o bom samba e sua história, até seus apaixonados, em toda a região norte e noroeste, através do programa “NA CADÊNCIA DO SAMBA”, pela rádio Educativa FM - 107.5, com um bloco “Gente Nossa” homenageando, a cada semana, um talento da terra. Lene Moraes foi apresentadora e idealizadora do mesmo e comentarista de carnaval pela rádio Difusora.
Podemos contar, ainda, com os shows realizados em forma de homenagens aos mestres do samba, já apresentados: Braguinha, Lamartini Babo, João Nogueira, Cartola, Noel Rosa, Délcio Carvalho, Paulo César Pinheiro, Pixinguinha e Mário Lago, Roberto Ribeiro, Elizeth Cardoso, Dolores Duran e Clara Nunes e Chico Buarque
Atualmente Lene Moraes realiza shows em toda região norte e noroeste, na região dos lagos e no Rio de Janeiro, destaque para um show no dia 9 de dezembro de 2007 quando apresentou seu trabalho na quadra da Escola de Samba Portela, na feijoada da Família Portelense, com a Velha Guarda e, outro no dia 8 de janeiro foi o público da Lapa, Rio de Janeiro que se rendeu ao samba da planície com Lene Moraes e convidados no Carioca da Gema.
No mês de setembro de 2007, Lene Moraes recebeu o troféu “Ouro da Terra”, projeto realizado pela prefeitura de Campos, homenageando personalidades da cidade.

Proprietária da “Arpoador Escola de Música e Estúdio”, realiza projetos sociais, incentivando crianças e jovens à prática musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário